Autoconhecimento é uma das palavras que mais ouvimos e lemos quando falamos de qualquer temática relacionada ao comportamento humano e nunca, nunca foi tão vital entendermos como autoconhecer-se pode ser benéfico em todos os âmbitos de nossas vidas: profissional, emocional, social, afetivo… Portanto hoje, nosso tema é sobre ele: vamos entender o que é o autoconhecimento
O que é Autoconhecimento
O Autoconhecimento é o nível de conhecimento que uma pessoa tem de si mesma.
Cada um de nós nasce com uma personalidade, é inserido em um contexto sócio-econômico-cultural e cresce, multiplicando aprendizados e expandindo experiências e consciência.
O processo de aprimoramento no autoconhecer-se até pode ser facilitado por outras pessoas que nos conduzam via facilitação energética. Há muitas terapias maravilhas que promovem este ‘despertar interno’ mas, de verdade, o autoconhecimento é uma jornada individual.
Ele requer doses diárias de perseverança, humildade, resiliência, compaixão e comprometimento conosco e com nossa jornada.
Para melhorarmos o nosso nível interno de conhecimento, precisamos identificar quais são nossas características mais marcantes, do que gostamos, nossos padrões de comportamento e sentimentos. Quais deles e delas sentimos conforto e bem-estar em nutrir e quais já estão em tempo de serem perdoados e libertos de nós.
Chamo a este lindo trabalho de “Kit Eu”.
Esse ‘Kit Eu’ nos coloca em perspectiva de evolução. Ele colabora em nossa autoconfiança e em nosso poder de decidir diante das várias circunstâncias da vida, cada vez de forma mais eficiente. E, sobretudo, de tomarmos as rédeas de nosso caminho e assumirmos nossa autorresponsabilidade diante de tudo que magnetizamos.
E isso requer muita coragem, minha amiga e meu amigo… Sabe por quê? O que mais se vê é o discurso vitimista do ‘se Deus quiser’ ou “por que comigo?”. Na hora de usarmos o livre-arbítrio, poucos lembram de se questionar se aquilo é bom ou ruim mas, na hora que a consequência vem, aí…..
Quando nos conhecemos, aprendemos sobre nossas emoções, limites e pensamentos e isso nos leva a controlar melhor nossas reações (tanto negativas quanto positivas) o que, por sua vez, nos blinda – ou ao menos minimiza – problemas de ansiedade, frustrações e autoestima, para citar alguns.
Autoconhecer-se é positivo em todos os sentidos. Nem sempre reconhecer uma sombra é a sensação mais agradável do mundo. Mas, sem reconhecê-la, não aprimoramos a nós mesmos.— Cris Cardoso
Um trabalho em solitude, permanente, mas com ferramentas possíveis
Desenvolver o autoconhecimento pode ser feito de várias maneiras. Uma delas, é a conhecida terapia (tanto a trabalhada maravilhosamente por psicólogos e psiquiatras como as terapias holísticas que hoje já são reconhecidas, inclusive pela medicina clássica, como excelentes complementos a inúmeros tratamentos.
Dentre as ferramentas individuais de facilitação energética, gosto muito de usar pedras, cristais, radiestesia e a leitura de Tarot e Oráculo. No UM, meu curso completo de Tarot para Iniciantes (você confere tudo aqui), abordo muito com meus alunos sobre o tema do autoconhecimento e como ler as cartas nos ajuda a compreender melhor a nós mesmos e ao mundo.
Por meio do autoconhecimento, podemos tomar decisões que nos ajudem na vida prática e também na nossa vida espiritual.
Compreendemos habilidades e interesses para escolhermos estudos e trabalhos que nos sejam mais felizes em todos os aspectos. Também aprendemos mais sobre energias e as técnicas holísticas que nos fazem bem porque ressoam melhor dentro de nós.
O autoconhecimento é uma das âncoras do Hub Energia da Semana, um dos temas que mais me fascina. É um trabalho permanente que desenvolvemos ao longo de toda a existência terrena porque evoluímos sempre, nos transformamos todos os dias, transmutamos continuamente. E isso é perfeito demais!